Escritórios de Projeto: Comercialização, Orçamento do Preço do Projeto e Gestão (Curso Presencial)

Objetivo
O curso tem por objetivo divulgar a Metodologia do Maffei de Gestão Empreendedora do Escritório, para dar ao profissional de projeto uma sólida formação em práticas de gestão na prestação de serviços de arquitetura, engenharia e design de interiores, aplicando os conhecimentos práticos de como: Atuar no mercado de trabalho para ter maior rentabilidade; elaborar proposta de preço do projeto com base nos custos do escritório, para todos os serviços; desenvolver “produtos” (tipos de serviços) que podem ser elaborados e vendidos pelo escritório, para aumentar a participação no mercado, e a rentabilidade do escritório; gerir os prazos e custos do projeto. E muitos outros.

Conteúdo Programático

Escopo do Serviço, Custos do Escritório e Preço do Projeto
– A importância do marketing nos escritórios de projeto; – A adaptação da proposta ao mercado;
– Os “produtos” que o escritório deve ter; – Definir o escopo do serviço (planos, projetos, consultorias, e outros) a ser oferecido ao cliente, que atenda ao escritório e ao cliente;
– Quantificar o serviço – Orçar os custos diretos para executar o projeto ou serviço, e os custos indiretos do escritório;
– Orçar o preço do serviço (honorários) – adequado ao mercado e rentável para o escritório;
– Exercícios e exemplos de aplicação da metodologia em propostas técnicas e de preço para projetos e serviços.

Gestão Empreendedora do Escritório de Projeto
– O profissional de projeto como um empreendedor;
– O escritório como um negócio profissional;
– Conceitos de gestão voltada para o escritório de projeto;
– Analisar o mercado e acessar novos clientes e nichos de mercado;
– Ampliar as áreas de atuação do escritório;
– Ganhar novos clientes;
– Negociar com o cliente para atender o cliente e o escritório;
– Adaptar a proposta ‘as condições de mercado para ganhar sempre;
– Redigir a proposta tecnicamente adequada ao escritório e ao cliente;
– Utilizar técnicas de orçamento voltadas para cada tipo de serviço;
– Conseguir mais contratos para o escritório, aplicando técnicas de comercialização
– Fazer a Gestão dos projetos, serviços, e do escritório utilizando procedimentos e instrumentos específicos para projetos;
– Implantar no escritório um sistema de coordenação de projeto e controles gerenciais;
– Controles das atividades de projeto.

Docente
Prof. Dr. Arq. Walter Maffei

ARQUITETO COM VASTA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS

• Arquiteto, Executante e Gerente de Projetos, Gerente de Obras, e Professor Universitário• Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie – S.Paulo;
• Doutor e Mestre em Arquitetura e Gerenciamento pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP – 1989 e 1983.

Atividades Docentes em Universidades e de Cursos de Extensão Profissional:
• Professor titular de Projeto dos Cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil da Universidade São Judas SP – 1992 a 2010;
• Professor titular de Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbí SP – 1997 a 2016;
• Professor dos Cursos de Extensão de Gerenciamento & Marketing de Projeto: da FUPAM (FAU USP); AEA Academia de Engenharia e Arquietura; Consultre; Câmara de Arquitetos SP; Ycon SP; Spazio Idea PR; IABs, Sindicatos e Associações de Arquitetos e Engenheiros; e CREAs; e empresas e órgãos públicos em diversas cidades;

Atividades Profissionais:
– Escritório de Arquitetura e Gerenciamento Ubirajara Ribeiro & Walter Maffei Arquitetos de 1965 a 1973.
– Montreal Engenharia S.A. – IESA Internacional de Eng. S.A. – De 1973 a 1998 – atuando em elaboração e gerenciamento de grandes e complexos projetos de arquitetura, gerenciamento de obras e montagens, para o setor público e privado.
– Escritório Maffei Arquitetura e Gerenciamento – de 1998 ao presente.

Executou e gerenciou os seguintes projetos principais:
• Venceu o Concurso de Ideias do Plano Piloto do Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos (Cumbica), e elaborou: o Plano Diretor e o Anteprojeto do mesmo aeroporto para a COPASP / MAER / INFRAERO.
• Estudo preliminar do 3º terminal de passageiros em 1998; INFRAERO.
• Gerenciamento do PDDT Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes do Estado de São Paulo; e Gerenciamento do Plano Nacional de Vias Navegáveis Interiores;
• Autor de 48 projetos industriais;
• Projetos de estações e terminais para o Metrô de São Paulo e para o Trem Metropolitano da CPTM;
• 108 projetos de edifícios para diversos fins: escolas, residências, escritórios, e outros;
• 14 projetos de arquitetura e urbanização de pontes, viadutos e elevados.
• Projetos e execuções de arte aplicada e design – painéis murais, esculturas, stands, e design gráfico.

Data
25 e 26 de novembro de 2022
Sexta-feira, das 19h às 23h
Sábado, das 9h às 18h

Carga Horária
12 horas

Local
YCON Formação Continuada
Rua Fidalga, 27 – Vila Madalena
São Paulo-SP

Vagas disponibilizadas
15 vagas

Esse número informa a quantidade de vagas no lançamento da turma
que tende a diminuir conforme a data do curso se aproxima.

Investimento
R$ 550 à vista

Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.

Descontos Especiais
10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.
20% de desconto: Associados IABsp.

Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.

Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.

Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
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Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo
2) Emissão e entrega de certificado
3) Serviço de coffee-break

Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.

Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br

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