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Gestão de Terceiros na Construção Civil (Curso Online ao Vivo)


Início: 06/05/2024

Duração: de 06 a 27 de maio de 2024
Código: 419-0524

Justificativa
A necessidade de alianças estratégicas com terceiros vem crescendo nos últimos anos. Essa ligação entre esses atores é, frequentemente, apontada como a maior fonte de problemas para os Engenheiros, Arquitetos e Técnicos que trabalham com Gerenciamento de obras, Gerir os contratos de intermediação, tanto nos aspectos técnicos, como legais e de segurança do trabalho, constitui um grande desafio, uma vez que, nem sempre, o aperfeiçoamento da contratante é acompanhado pelo terceirizado. Este curso destina-se aos atores CONTRATANTES e CONTRATADOS, pessoas físicas ou jurídicas. Negociar com cada terceiro tem a sua peculiaridade: PMO, serviços temporários, autônomos, meis, empreiteiros e subempreiteiros, cooperativa de trabalho.

Objetivos
Capacitar os participantes para que possam aperfeiçoar seus métodos de Gerenciamento de Terceirizados, visando aumentar o grau de sucesso para o empreendimento e, em especial:

¬ Introduzir os fundamentos da gestão de subcontratados, enfocando a importância da análise e atualização contínua das documentações das empresas e de seus colaboradores;
¬ Apresentar em detalhes as modalidades de contratação e os passos mais importantes na elaboração dos contratos, como medida de prevenção de problemas futuros; discutir o contrato, esclarecendo pontos e consequências de rupturas, punições, suspensões e recorrência.
¬ Detalhar os aspectos importantes referentes à Segurança do Trabalho e às responsabilidades civil e criminal do gestor da obra, relativos à segurança dos subcontratados;
¬ Avaliar as verificações periódicas de desempenho, quanto à qualidade e ao desperdício de materiais, além das formas seguras de encerramento dos contratos.
– Fazer do relacionamento entre os envolvidos uma convivência contínua de ganhos mútuos.

Conteúdo Programático

1. Introdução
Principais alterações provocadas pela Lei da Terceirização.
Nova Instrução Normativa de Serviços
Fundamentos do trabalho de gestão: funções administrativas; reserva natural do cargo de gestor: aproximação e distanciamento; delegação, acompanhamento; pontos de avaliação do desempenho; apoio.
Pesquisa de mercado para a formação de um banco de dados de terceirizados. Triagens.
Equipe interna de acompanhamento e controle.

2. Condições de Habilitação dos Terceirizados
Processo seletivo para a contratação de terceiros: pessoas físicas e jurídicas.
Habilitação e documentação de terceirizados: jurídica, técnica, fiscal, social e trabalhista, econômico-financeira. Coleta de informações junto a clientes e fornecedores. Atualização documental.
Seguro da obra

3. Contratação
Políticas de Contratação: seleção de terceiros: principais atributos.
Identificação das competências do contratado (pontos fortes e pontos fracos); Critérios de avaliação das propostas: dimensionamento das equipes e custos das propostas; definições e verificações iniciais.
Matriz de riscos.
Negociação de Preços.
Modalidades de Contrato; duração do contrato: formulação e discussão do contrato; direitos e obrigações; níveis de entregas.
Minuta do Contrato. Formulação do Contrato.
Responsabilidade solidária e/ou subsidiária sobre o contratado.
Relações jurídicas: contratante, contratada e subcontratada.

4. Retenções Tributárias na Fonte
Regimes tributários dos terceirizados e suas estruturas de custos.
Composição dos custos dos recursos: mão-de-obra, materiais, máquinas e equipamentos.
IRRF, PIS/COFINS, CSLL, ISS, INSS, das pessoas físicas e jurídicas.
Obrigações acessórias. Aplicativos eSocial e RDF-Reinf.

5. Condições para liberação de pagamentos
Entregas pontuais de comprovantes de recolhimentos diretos
Notas fiscais e suas exigências de preenchimento
Documentação exigida pelas partes.

6. Segurança do Trabalho
Responsabilidade Civil e Criminal das partes em relação aos acidentes de trabalho. Recomendações Importantes. Uso obrigatório do epi e do epc.

7. Execução da Obra e de Serviços
Coordenação e Fiscalização. Acompanhamento das medições. Relatórios. Gestão de riscos.
Cumprimento das Etapas Conforme o Planejamento Prévio;
Equipamentos e Ferramentas;
Capacitação suplementar das equipes;
Verificação da qualidade dos serviços executados;
Verificação do desperdício dos materiais aplicados;
Avaliações periódicas de desempenho.
Controle: uso da Análise de Valor Agregado.
Operações com Equipamentos e Ferramentas;
Controle de perdas e desperdícios dos materiais aplicados
Avaliações Periódicas de Desempenho: prazos, custos, qualidade.
Maneiras simples de aumentar o lucro: retrabalho; duração dos projetos; riscos da obra; tecnologia de gestão de obras.
Aceitação/Rejeição dos Serviços do Empreiteiro; riscos.
Administração de conflitos

8. Execução de Outros Serviços

9. Encerramento
Aceitação dos Serviços do Empreiteiro;
Penalidades
Encerramento do Contrato. Retenções de Garantia. Lições Aprendidas. Pleitos

Docente
Ademar Venâncio
Professor universitário, orientador de MBA, consultor de empresas, instrutor credenciado pelos órgãos: SEBRAE, SENAC, SENAI, SINDUSCON, CIESP/FIESP. Atuou como gestor em empresas multis e nacionais, inclusive de construção pesada. Especialista em EAD e educação corporativa. Possui pós-graduação em administração financeira e educação profissionalizante, com mestrado em ciências humanas.

Metodologia
Debate orientado, com exposição dialogada. Estudo de casos. Recomendações para as situações reais, expostas pelos participantes. Apostila de acompanhamento. Caderno de material suplementar. Vídeos. Atualizações.

O curso ocorrerá na modalidade online (ao vivo), podendo ser acompanhado pelo notebook, tablet ou seu celular. O curso é dinâmico e interativo, suas dúvidas poderão ser esclarecidas durante a transmissão do curso como ocorre na modalidade presencial.

Público-alvo
Gerentes de Obras, Gestores de Contratos, Engenheiros de Planejamento e de Obras, Empreiteiros, Subempreiteiros Arquitetos, Técnicos e Tecnólogos em Construção Civil, Gerentes Financeiros, de RH e de Suprimentos, Gestores de Cooperativas de Trabalho, Autônomos, Membros de comissões licitação, Contadores.

Data
06, 08, 13, 15, 20, 22 e 27 de maio de 2024
Segundas e quarta-feiras, das das 19h às 22h

Carga Horária
21 horas

Local
Online via plataforma de ensino a distância.

Investimento
R$ 650 à vista

Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.

Descontos Especiais
10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.
20% de desconto: Associados IABsp.

Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.

Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.

Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
Solicite um orçamento.

Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo em formato digital;
2) Emissão de certificado em formato digital.

Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.

Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br


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