Caminhos para Aprovação de Projetos (Curso Presencial)

Conheça a “Mecânica” da relação com os técnicos da PMSP e saiba como diminuir e resolver os “comunique-se”. Obtenha o Alvará com agilidade.

Visão Geral
A Intenção do curso é fazer  conhecer e entender o que são  “Projetos  Legais ” para inauguração de processos administrativos junto à PMSP, Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e Subprefeituras e facilitar a interface entre as partes e servir de roteiro para quem necessita de Alvarás para obras novas, reformas, regularizações, licenças de funcionamento entre outros; cujos projetos arquitetônicos interfiram no Meio Urbano privado ou não. Será um facilitador para os profissionais e para os proprietários tendo como referência a legislação que rege tais processos.

Objetivos
– Estimular a ter mais contato com a legislação e as normas que regem o projeto legal deixando-os conscientes e seguros na arte de projetar.
– Proporcionar aos proprietários, incorporadores e investidores informações básicas da viabilidade de legal de seu empreendimento perante a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento da PMSP.
– Conscientizar todos os envolvidos em processos de projetos legais através de melhor desenvoltura no tratamento com as leis e conhecimentos do Direito de possuir e de construir.
– Possibilitar a compreensão e interpretação das leis com o intuito de analisar criticamente e facilitar as relações com os técnicos (servidores públicos) responsáveis por liberações de Alvarás.
– Melhorar as inserções de “comunique-ses” nos autos, facilitando o deferimento.

Justificativa
O sucesso do curso está diretamente ligado ao anseio em conhecer as leis, em realizarem seus empreendimentos, sem falsas expectativas ou frustrações em prazos coerentes com o projeto apresentado.
A falha do conhecimento e a falta de habilidade com a legislação facilitam a vulnerabilidade dos profissionais de arquitetura, sendo constantemente alvo de desqualificação dos proprietários.
O desconhecimento de proprietários, incorporadores e investidores, com referência ao objeto a ser modificado, gera conflito com seus profissionais sendo que, por vezes, os entraves estão no próprio imóvel.

Conteúdo Programático
PARTE I – A BASE:  Legislação
PARTE II – A MECÂNICA: Relações da tríade ARQUITETO – PROPRIETÁRIO – ÓRGÃO PÚBLICO.
PARTE III –  A TÉCNICA: Inauguração do Processo – Onde e Como

Metodologia
Serão apresentadas algumas curiosidades como as Licenças de Funcionamento, averbações, “O arquiteto e o advogado”, entre outros. Serão fornecidos locais para consultas e material didático.

Hub de Negócios
Muito além de proporcionar conhecimento, este curso presencial é estruturado para estimular parcerias entre os participantes. Por meio de um mapeamento prévio de perfis e interesses, criamos um ambiente que favorece conexões espontâneas e relevantes. Acreditamos que o contato pessoal gera o contexto ideal para a troca de experiências e a construção da confiança necessária para novos negócios. Nos coffee-breaks, os participantes conseguem identificar rapidamente afinidades profissionais entre si, o que estimula conversas objetivas, a troca de experiências técnicas e a formação de novas parcerias e relações comerciais.

Docente
Claudia Banho. Experiência mais de 40 anos como arquiteta em comerciais, industriais e escolares em órgãos públicos, privados e como autônoma. Projetos Residenciais, Galpões Industriais, Habitações Populares, Licitações, Projetos de mobiliários escolares, Perícias e avaliações judiciais e extrajudiciais, fiscalização e coordenação de obra. Experiência de mais de 20 anos como palestrante e orientadora em curso de educação continuada e em curso técnico de segurança do trabalho. Atualmente, atuando somente em palestras, cursos em empresas e consultorias referente a Legislação urbana do município de São Paulo. Docente do curso de aprovação de projetos na Ycon.

Público-alvo
Proprietários, Possuidores, Locatários, Investidores, visando compreensão do projeto legal e oportunidade de conhecer as tramitações pelos diversos órgão e departamentos e limitações do imóvel objeto da incorporação.

Data
25 de abril de 2026
Sábado, das 9h às 18h

Carga Horária
08 horas

Local
YCON – Formação Continuada
Rua Fidalga, 27 – Vila Madalena
São Paulo – SP

Vagas disponibilizadas
15 vagas

Esse número informa a quantidade de vagas no lançamento da turma
que tende a diminuir conforme a data do curso se aproxima.

Investimento
R$ 550 à vista

Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.

Descontos Especiais
10% de desconto: 
Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.

Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.

Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.

Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
Solicite um orçamento.

Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo
2) Emissão e entrega de certificado
3) Serviço de coffee-break

Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.

Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br

Vídeo demonstrativo do curso

Categorias de cursos

Compartilhe:

Sugira um curso

Não encontrou o curso que procurava? Envie sua sugestão!

Vantagens de estudar com a Ycon

Preencha o formulário abaixo para efetuar sua pré-inscrição e aguarde nosso e-mail com as instruções de pagamento para confirmar sua inscrição e garantir sua vaga.

• Na hipótese de quorum insuficiente, impossibilidade de comparecimento do professor ou outros imprevistos, a YCON cancelará o curso programado.
• Em caso de cancelamento, A YCON avisará com antecedência todos os inscritos (através de e-mail) e devolverá integralmente os valores pagos pela inscrição.
• O inscrito poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, via e-mail, até 7 (sete) dias antes do início do curso. Neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
• Visando melhor atender seus alunos, para cancelamentos solicitados fora deste prazo ou em caso de ausência do aluno não haverá a devolução dos valores pagos.
• Recomendamos que o inscrito entre em contato para confirmar a realização do curso agendado, especialmente antes de se programar, em caso de viagens.