Cálculos incorretos de áreas, volumes e conversões de unidades ainda são uma das principais causas de desperdício de materiais, falhas em orçamentos e inconsistências na execução de obras.
Este curso desenvolve a capacidade de aplicar, de forma prática e precisa, conceitos fundamentais de conversão de unidades, interpretação de escalas e cálculo de quantitativos, incluindo áreas, volumes, pressões e vazões, além do uso de proporções em traços de concreto e argamassa. A proposta é fornecer uma base técnica sólida para reduzir erros em medições, melhorar a confiabilidade de orçamentos e apoiar decisões mais assertivas no planejamento e na execução de projetos de arquitetura e engenharia.
Visão Geral
Este curso apresenta, de forma direta e prática, os conceitos essenciais para quem precisa lidar com cálculos de quantitativos e escalas em projetos de arquitetura e engenharia. O foco está em desenvolver a habilidade de converter unidades corretamente, interpretar escalas e aplicar esses conhecimentos em situações reais de obra, reduzindo erros comuns em orçamentos e medições. Ao longo da aula, o participante trabalhará cálculos de áreas e volumes, levantamento de materiais, noções aplicadas a conversões de pressão e vazão, além do uso de proporções em traços de concreto e argamassa. A proposta é oferecer ferramentas objetivas para melhorar a precisão no planejamento e na execução, com aplicação imediata no dia a dia profissional.
Objetivos
- Capacitar o profissional na conversão precisa de unidades e escalas para eliminar erros de orçamento e desperdício de materiais.
- Habilitar o cálculo rigoroso de áreas e volumes para o levantamento de quantitativos em projetos de arquitetura e engenharia.
Conteúdo Programático
- Sistema Internacional (SI) na Prática: Revisão das unidades fundamentais (comprimento, massa, tempo) aplicadas à conferência de materiais.
- Conversões Críticas de Escala: Como transpor medidas de projeto para a realidade do campo e converter áreas ($m^{2}$ para ha) e volumes ($m^{3}$ para litros).
- Matemática de Fluidos e Força: Conversão de unidades de pressão (MPa, PSI) para laudos de concreto e vazão ($m^{3}/s$, L/min) para instalações hidráulicas.
- Quantitativos de Revestimento e Alvenaria: Cálculo de áreas para terrenos, pintura e telhados, considerando perdas e paginações.
- Cubagem e Movimentação: Cálculo de volumes para concreto, fundações e movimentação de terra (cortes e aterros).
- Dosagem e Proporcionalidade: Aplicação de escalas de projeto e definição técnica de traços de argamassa e concreto (ex: 1:3:5).
Metodologia
O curso ocorrerá na modalidade online (ao vivo), podendo ser acompanhado pelo notebook, tablet ou seu celular. O curso é dinâmico e interativo, suas dúvidas poderão ser esclarecidas durante a transmissão do curso como ocorre na modalidade presencial.
Docente
Fernando de Almeida Salles
Engenheiro civil graduado pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, com certificação em vários cursos de aperfeiçoamento na área da construção civil em renomadas instituições tais como Falcão Bauer, SENAI, SENAC, INBEC, YCON, possui 35 anos de atuação na construção civil, tendo coordenado obras de construção e reformas residenciais, comerciais e corporativas a serviço de conceituadas empresas nacionais e multinacionais.
Data
07 de maio de 2026
Quinta-feira, das 19h às 23h
Carga Horária
04 horas
Local
Online via plataforma de ensino a distância.
Investimento
R$ 350 à vista
Condição especial de pagamento:
– valor à vista em até 6x sem juros
– ou em até 18x com juros de 2,99% a.m.
Descontos Especiais
10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.
Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
tanto ao preço à vista como às parcelas.
Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.
Concedemos descontos para inscrição em mais de um curso.
Solicite um orçamento.
Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo em formato digital;
2) Emissão de certificado em formato digital.
Formas de Pagamento
Transferência bancária, cartão de crédito e boleto bancário.
Informações
Tel./WhatsApp: (11) 95651-1608
E-mail: cursos@ycon.com.br