Entre em contato: (11) 3816-0441

Saiba a influência que as cores possuem em uma construção

A cor é um elemento integral do nosso mundo, não apenas no ambiente natural, mas também no arquitetônico. Esta sempre desempenhou um papel no processo evolutivo humano. O ambiente e suas cores são percebidos e, então, o cérebro processa e julga o que recebeu em uma base objetiva e subjetiva.

A influência psicológica, a comunicação, a informação e os efeitos sobre a psique são aspectos de nossos processos de julgamento perceptivo. Portanto, os objetivos do design de cores em um espaço arquitetônico não são exclusivos apenas para a decoração.

A importância das cores na construção

O uso das cores na arquitetura e na decoração pode renovar a atmosfera dos espaços. Porém, conforme podemos observar em grandes projetos que fizeram bom uso da aplicação de cores, elas são usadas corretamente quando atendem uma função. Por isso, é importante que esse uso seja norteado por um conceito.

Até recentemente, a cor era o aspecto mais negligenciado no design arquitetônico que se concentrou mais nas dimensões espaciais e nos aspectos técnicos dos esquemas de projeto. A teoria da cor mantém e reforça as relações espaciais com o uso efetivo de cores e luz contrastantes. A escala de um desenho, por exemplo, é de difícil reconhecimento se for uma cor uniforme. Assim, a teoria da cor integra certos pigmentos para transmitir dimensões e proporções de um prédio.

A interação das cores com a construção e o ambiente

O professor de arquitetura Sune Lindström comentou em 1987: “Com cada produto arquitetônico particular, o importante para nós é a reação emocional espontânea”. Assim, o ambiente produz emoções que, por sua vez, estão ligadas à psicossomática.

Além disso, a terapia da cor na arquitetura define o caráter de uma estrutura, conforme acordado amplamente pelos arquitetos de hoje. Também é acordado que, em muitos casos, as cores expressam o caráter dos materiais no prédio. Por exemplo, se um edifício possui um telhado vermelho, paredes de pedra cinzenta e acabamento de madeira marrom, o caráter essencial de cada material é claramente indicado. Se estes tiverem a mesma cor, o edifício irá parecer um modelo de argila.

Com isso, podemos ver como as cores possuem em uma forte influência sobre a arquitetura, a construção e até mesmo sobre as pessoas que frequentam o ambiente, de uma forma geral.