Entre em contato: (11) 3816-0441

Uso Inadequado de Máquinas de Terraplanagem

Os equipamentos utilizados em obras de terraplenagem, a operação de limpeza, as escavações ou cortes e, principalmente, os aterros, são via de regra realizados sem os devidos critérios geotécnicos. Os critérios geotécnicos representam um conjunto de conhecimento sobre a engenharia civil geotécnica e a geologia de engenharia disciplinas devidamente conhecidas por profissionais específicos deste setor…

Mais informações

Segurança contra incêndio: problema contemporâneo que exige conhecimento

Bons projetos exigem de engenheiros e arquitetos conhecimentos dos regulamentos nos âmbitos federal, estadual e municipal. Por Alexandre Itiu Seito* Pode-se afirmar que a sociedade humana começou a evoluir quando o homem dominou o fogo. O domínio do fogo se caracteriza pela capacidade de acender o fogo e utilizá-lo para suas atividades, quer para: preparar…

Mais informações

Reservatórios domiciliares

Recentemente, realizamos uma pesquisa em Rio Preto e constatamos que apenas 87,59% da população têm reservatório de água, sendo que 41,48% das residências têm somente 500 litros de reserva, quantia insuficiente se estimarmos uma população média de quatro pessoas por casa. Adotando um consumo per capita de 200 litros/dia/pessoa teríamos um cosnumo diário de 800…

Mais informações

Questões Sobre o Processo de Concepção da Arquitetura e Estrutura

Introdução. Todos nós, com certeza, temos uma idéia mais ou menos clara do que seja uma estrutura. Muitos sabem projetar e até dimensionar, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo conhecimento técnico e científico vigente, mas poucos se preocupam com um estudo mais profundo da relação harmoniosa que deve existir entre os espaços arquitetônicos e as estruturas…

Mais informações

Proteção de Estruturas Metálicas Contra Incêndio

“É melhor prevenir que remediar”, essa frase ouvida de nossos avós é mais do que atual, é eterna e reflete a mais pura verdade. A melhor maneira de proteger qualquer ente contra agressões é a prevenção. Assim também é quando se trata de prevenção contra a ação devastadora do fogo. Prevenir, ainda na fase de…

Mais informações

Projetos de Urbanização em Favela

Arquiteto e urbanista PASCOAL M. C. GUGLIELMI Calcula-se que o déficit habitacional brasileiro seja de 5,6 milhões de moradias, demandando soluções nas áreas de provisão habitacional, regularização de loteamentos e reurbanização de assentamentos subnormais. Destas 3 formas de intervenção praticadas, a mais complexa e que demanda o maior conhecimento específico é, sem dúvida, a última,…

Mais informações

Projetar não é apenas Realizar uma Tarefa

O projeto é a metáfora de um desejo, construída a partir de analogias criadas entre inspirações e transpirações. Parece que hoje em dia muitos profissionais esqueceram o que é projetar. A falsa urgência, a pressa, considerada “a alma dos nossos negócios”, ajudou a descaracterizar o processo de projetar. Elaborar um projeto tornou-se o simples cumprimento…

Mais informações

Por que o Arquiteto Deve Conhecer o Comportamento Estrutural das Fundações

Por que o arquiteto deve conhecer o comportamento estrutural das fundações. Uma observação apressada sobre as atribuições do arquiteto pode levar à idéia de que a este profissional só interessa o que está visível, acima da terra, e em casos extremos, quando necessário, alguns pavimentos enterrados para garagens, os subsolos. Em primeiro lugar o arquiteto…

Mais informações